quinta-feira, 9 de outubro de 2008

TAM NA STAR ALLIANCE

A TAM anunciou oficialmente sua entrada na Star Alliance ontem, dia 08 de outubro.

É a primeira vez que a Tam ingressa em uma aliança mundial (as outras duas alianças são a Oneworld e a Skyteam) e isso ocorre no momento em que é a empresa de bandeira brasileira, única a ter vôos internacionais de longa distância e com cerca de 55% de share doméstico.

Após o anúncio, ainda haverá um processo de integração da empresa à aliança, que levará cerca de 12 meses. Aí sim, haverá a comemoração festiva da entrada da Tam na Star Alliance. A companhia, no entanto, já possui acordos, incluindo code-share, com diversas empresas da aliança, como United Airlines (o maior indício de que a Star Alliance seria o grupo escolhido, já que a Tam tinha parceria com a American, da Oneworld), Lufthansa, Air Canadá e Tap, além de estar negociando com outras, côo a SAA. Segundo o vice-presidente comercial e de Planejamento da Tam, Paulo Castello Branco, que fez o estudo e todo o processo de ingresso da empresa na Star Alliance, a companhia manterá os acordos hoje existentes com empresas aéreas de outras alianças. “Tudo em nome do interesse do passageiro brasileiro”, disse ele. Castello Branco anunciou, ainda, o interesse da Tam em voar para a África do Sul já em 2009.Tanto ele quanto Barioni destacaram o grande salto que a entrada em uma aliança (eles só revelarão oficialmente o nome amanhã) representará para a companhia, hoje a maior do Hemisfério Sul e cujo valor de mercado é maior que o do grupo AMR, da American Airlines. Em julho, a empresa brasileira valia US$ 3,07 bilhões.

Fazem parte da Star Alliance as empresas: Air Canada, Air China, Air New Zealand, Ana, Asiana, Austrian, BMI, Egypt Air, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian, Shanghai, Singapore, SAA, Spanair, Swiss, Tap, Thai, Rurkish, United e US Airways. O site da aliança (www.staralliance.com) tem o português como uma de suas línguas oficiais.

Nenhum comentário: