quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ainda Delhi... e a comida

Seguimos nosso passeio por Delhi: fomos ao Mehrauli Archeological Park, conhecido pelo Qutb Minar e ao Túmulo de Humayun, que serviu de inspiração para a construção do Taj Mahal.

Gostei bastante do que vi, principalmente do final do dia no Túmulo de Humayun. Chegamos lá já no final da tarde, e o lugar parecia um paraíso no meio do caos. Jardins lindos, uma névoa no céu que emoldurava a construção em tons vermelhos... um silêncio maravilhoso, pois não tinha quase ninguém além do nosso grupo... Dava vontade de sentar lá por um bom tempo, ficar quietinha, só admirando a paisagem.

À noite já queria que o dia seguinte chegasse, pois por mais que estivéssemos já em solo indiano, ainda não estava vendo a Índia que eu imaginava, que eu tinha lido tanto... Afinal, e as vacas? O dia seguinte me mostraria...



A comida indiana

Eu particularmente adoro comidas apimentadas e bem temperadas. Esperava que na Índia até fosse gostar, mas algumas pessoas haviam me dito que simplesmente era possível comer por lá, que os turistas deveriam pedir pratos ocidentais e etc...Bom, EU não achei nada disso. Na verdade acho que nunca comi tanto em uma viagem (todos os dias tínhamos um almoço num hotel, um jantar no outros...). Achei a comida uma delícia, apimentada, sim, mas sem perder o sabor nem me fazer cuspir fogo. Tudo é bem temperado. Tudo é delicioso. Ok, comíamos sempre em hotéis, mas eu sempre fazia questão de perguntar ao nosso anfitrião se eu estava comendo uma "comida de turista" ou não, e até onde fui informada, não, era a comida deles mesmo.
Em nossas refeições nunca podia faltar os deliciosos pães, sempre quentinhos.. O principal deles era o Naan, pão branco fermentado, assado, chato como um pão árabe (mas na minha opinião mais saboroso). Em alguns restaurantes vinham o Rôti (pão sem fermento) ou o Chapati (tipo o Naan, mas com farinha integral e assado em um frigideira).
Comi bastante frango, cardeiro, algum peixe (mas não muito), muita lentilha com arroz e muitas coisas que realmente não saberia dizer o que eram, mas que com certeza estavam deliciosas.
Algumas pessoas no nosso grupo achavam a pimenta forta, então para amenizar, tomavam com a comida uma bebida de iogurte, às vezes pura ou misturada com frutas, o Lassi.


A recomendação que tivemos

Não beber água que não seja mineral, e que a garrafa esteja lacrada mesmo!! Em todos os hotéis sempre havia várias garrafas de água nos esperando (sem aquele custo altíssimo que tem em vários hotéis pelo mundo). Escovávamos os dentes com esta água (e eu eviata abrir a boca no chuveiro). Se foi exagero meu eu não sei, mas passei muito bem toda a viagem. Algumas pessoas pediam suco natura, eu evitava e prefiria ficar na boa Coca-Cola... Quando o calor era insuportável, pedia algum refresco com limão (que consiste em trazerem um copo com o suco, sal, açucar e uma soda.... monte sua bebida....).

Nenhum comentário: